Fazendas Virtuais - Vergonha na cara ou jogada mais inteligente dos últimos tempos?










Como todos sabem, o mundo está literalmente fodido. Estamos acabando com ele com força total. Mas de uns tempos pra cá, minorias vem fazendo a diferença, e acabam crescendo cada vez mais. Hoje em dia ainda podemos ter uma esperança futura se a maioria das pessoas indiferentes se consolidarem e colaborarem para o bem do planeta.


Mas e o que fazendas virtuais tem haver?


A internet é chave da juventude. O seu ponto. Até em algumas favelas há conexão wi-fi de graça. Quem não tem internet, está ilhado. Essa é a verdade. Vive em um mundo no passado. A juventude é a chave do futuro. Vamos ligar os pontos? Juventude (Internet) = Futuro. Agora COMO atingir a juventude decadente de hoje em dia para serem melhores no futuro e salvar a raça humana(ok, preciso parar de comer doce de madrugada)?


"Vamos criar uma febre da internet, tão viciante quanto drogas, mas que faça o bem! Vamos induzi-los a serem mais naturais, menos cidade. Algo com campo... Animais... JÁ SEI, MANOLO! Os jovens vão aprender a cuidar de fazendas virtuais!"


Eu admito. Eu odiava uma dessas fazendas. A "Colheita Feliz". Sério, tudo que tem "Feliz" no nome merece morrer no inferno. Mas então. Fui jogar. É viciante, sim. E é sobre qual vou falar.


O Happy Harvest (vulgo Colheita Feliz) é um jogo-aplicativo para a rede social Orkut, baseado no Farmville do Facebook (o qual não joguei por não ter conta no site de relacionamento).


Se você jogar no Google, irá encontrar poucas informações sobre o jogo e o que mais verá será "Hack Colheita Feliz", "Como ganhar moedas verdes", "Como aumentar o pênis do seu coelho na colheita", etc. Não caiam nisso, babacas. O único modo de conseguir de graça as moedas é o pagseguro e clicar em anúncios, mas é demorado e irritante.


• O Criador


Eu pesquisei sobre o criador, o que a maioria das pessoas não faz. Ignorantes, uhn. O aplicativo diz que o autor é "Elex Mentez". Quem olha pensa que é um cara. Mas não. É uma empresa. Elex, creio eu, deve ter sido realmente uma pessoa que trabalha para a Mentez e criou o aplicativo.


Sobre a Mentez, por Mentez.com:


"MENTEZ.COM é uma empresa localizada em Miami, Flórida (EUA), dedicada à promoção e desenvolvimento de aplicações para a Internet especialmente dirigidas a “Redes Sociais” com potenciais de grande aceitação pública e consequentemente alto valor econômico. Dadas as sinergias e vantagens, a maior fonte de capital de pensamento da empresa provem de desenvolvedores e programadores das regiões emergentes.
MENTEZ.COM foi criada por um grupo de empresários com grande experiência no campo de Tecnologias de Informação, Finanças e Gerência Geral. Seus fundadores também possuem profundos vínculos na América Latina, Europa, África e Ásia, e consequentemente uma excelente compreensão destas região e seus mercados."

A Mentez não só é responsável pela Colheita Feliz no Orkut, mas por outros aplicativos como: Segredos do Mar, Paraíso dos Porquinhos, Pet Feliz, Biscoito da Sorte, Mosaico de Amigos, Biscoito do Azar, Me add, Jogo da Bolsa, entre outros.

• O Jogo

Depois que alguém experimenta a Colheita Feliz e tem bastante amigos que jogam mesmo o jogo, ela vai se viciar. É quase 99% de certeza. Roubar a plantação master dos outros será um estilo de vida. Plantar e usar fertilizantes para colher mais rápido também. Destruir a colheita daquela vaca (não o animal) será a primeira coisa que irá fazer! (6)
Eu entrevistei um jogador Top de Colheita Feliz,
Alisson, que é o 1º no meu ranking de amigos. Segue abaixo a imagem da Colheita dele.






A Entrevista:


Como ficou sabendo do aplicativo?

Eu fiquei sabendo, por ver alguns amigos nas atualizações jogando a "Colheita Feliz", e daí fui ver como era o aplicativo !

A quanto tempo joga?

Eu jogo a mais ou menos 1 mês !

Usou alguma malandragem ou se dedicou mesmo a ajudar a empresa criadora do jogo comprando legalmente as regalias que possui?

Comprei legalmente as moedas verdes, e sei que não há nenhuma malandragem para conseguir elas gratuitamente !

Por que você joga Colheita Feliz?

Eu jogo Colheita Feliz por ser um jogo interativo, e que faz com que eu me preocupe com ele !

Um mês jogando? Incrível! Mas você está sempre antenado ao que acontece com sua fazenda, sempre pronto pra colher antes que seus mais de 500 [?] vizinhos o roubem? Em outras palavras, quanto tempo por dia joga a Colheita Feliz?



Eu jogo Colheita Feliz por um bom tempo, pela manhã, tarde e noite! Mas eu não ligo que me roubem !

Sabia que o jogo é baseado no Farmville do Facebook? Sabe algo sobre esse outro aplicativo?

 Não conheço o aplicativo !

Acha que o aplicativo induz as pessoas a aprenderem a viver em uma fazenda, se desligando mais da cidade e ajudando o planeta a sobreviver, ou o jogo não passa de uma destruição de moral por permitir que os usuários roubem e maltratem as fazendas alheias?

Acho que o aplicativo induz as pessoas a aprenderem a viver em uma fazenda, se desligando mais da cidade e ajudando o planeta a sobreviver.

O que acha melhor: Roubar ou Colher/Ajudar?

De tudo um pouco, mas eu gosto mais de "Colher"

Descreva o que é a Colheita Feliz pra você.

Colheita Feliz é um jogo no qual você tem que ser atento, um aplicativo viciante com várias funcionalidades !

Quantos anos tens? Acha que o jogo atinge mais que tipo de faixa etária?

Tenho 14 anos, na minha lista é tudo bem dividido mas os jovens gostam mais ! 20/30

Se pudesse mudar algo no aplicativo, o que seria?

Eu colocaria mais animais e mais plantações !

Você se considera "viciado" em Colheita Feliz? Você deixa de fazer algumas coisas só pra jogar o jogo? Fica cronometrando a hora em que a colheita de determinada pessoa irá amadurecer para pegá-la?

Não me considero tão viciado, eu me ligo mais na minha colheita do que na dos outros! Eu só visito a minha lista de amigos 1 vez no dia, no período da manhã !

Você se julgaria em que posição entre os top do aplicativo?

Na minha lista eu sou o 5º colocado, mas eu não tenho base de que posição eu estou entre os jogadores do aplicativo !

E pra finalizar, acha que algum dia poderá enjoar do jogo? Terá sido tempo/dinheiro desperdiçado?
Posso até enjoar, mais não direi que foi dinheiro desperdiçado !





• Como Funciona?

Muitos deixam de jogar porque não conseguem. O básicão mesmo é ter amigos experientes que joguem. Caso contrário, não dá pra jogar mesmo. Uma pessoa evolui/upa no aplicativo caso ela tenha de quem roubar/ajudar. O primeiro passo pra jogar Colheita Feliz é plantar e esperar o tempo de amadurecer. De acordo com que ganha experiência e sobe de nível, sementes mais produtivas e que dão mais dinheiro estarão disponíveis para você comprar.
Você pode acelerar o crescimento das suas sementes se usar fertilizante nelas, mas eles custam boas moedas de ouro dependendo da potência que escolher. O mais barato custa 50, o mais caro custa 1000. Em compensação, o de 1000 agiliza 5 horas e 30 minutos na processo.
Existem também animais que você pode cuidar, que te darão muito mais dinheiro que as sementes.

O dinheiro do jogo são Moedas de Ouro e Moedas Verdes. Moedas Verdes podem ser compradas com dinheiro de verdade e elas dão regalias incríveis para os jogadores, fazendo-os subirem de nível com facilidade, como é o caso de Alisson. A maioria acha ruim gastar dinheiro com um joguinho, mas tem gente que o faz. Essas pessoas são consideradas riquinhas, bestas ou burras, mas elas sabem o que fazem e o dinheiro é delas, então não vejo problema algum. Eu gastaria dinheiro com o jogo, mas não tenho tanto tempo pra jogá-lo.

Você pode ficar popular no jogo se plantar flores e dar de presente para seus amigos que também possuem o aplicativo.

Como saber quem veio na sua fazenda te ajudar ou te roubar? Existe um tal de "Assistente da Fazenda", que não faz porra nenhuma pra você, não te ajuda em NADA, não colhe suas coisas, não alimenta suas galinhas, não limpa o seu gramado, só cagueta o que as pessoas fazem na sua fazenda. Assim pelo menos você pode ir lá e retribuir. Uma ajuda com uma ajuda, um roubo com um tiro... ah, é, não tem armas, mas você pode enfiar a minhoca bem fundo na terra de quem te fez mal! (6)





Mas sinceramente, eu acho besteira ligar tanto pra um jogo. Soube que algumas pessoas o usam para implicar com aquela pessoa que você não gosta, outros perderam amizades porque foram roubados no aplicativo. Ah, me poupem, vão ter um pouco de caráter ¬¬ Vão viver suas vidas, construam uma fazenda de verdade! Por mais que o jogo seja viciante e legal, se importar  a ponto de deixar de fazer coisas "off" e se estressar com os outros por causa dele é sinal de que você está com problemas e deve parar de jogar imediatamente. Não viva para roubar as pessoas, não cronometre o tempo que suas colheitas amadurecerão. Apenas jogue. É mais saudável que viver em função do jogo!

Conclusão

É mais um jogo inteligentíssimo criado para a maioria das pessoas jogarem. Agora como repercutirá em suas mentes é outro assunto. Se elas serão boas pessoas preocupadas com o próximo, ou se serão grandes filhas da puta que aprenderão a roubar graças ao jogo. É o que eu acho. O jogo é bem "faça o que quiser". Induz ao caminho do bem, do mal e do "por si só". Se a pessoa será inteligente o suficiente para perceber que o jogo a manipula, também é outra história.

Por hoje é só. Caso queiram jogar Colheita Feliz, é necessário terem uma conta no Orkut e então vários amigos que joguem o jogo, então cliquem em Aplicativos e o adicionem, é o mais popular.

Buddy Poke, grande fenômeno do primeiro semestre de 2009, ficou no chinelo depois que as fazendas invadiram. É, chorem bonecos, chorem!





2 comentários:

Knight Diehl disse...

Err.. concordo plenamente com a conclusão.. Até meu tio é viciado em Colheita Feliz @__@

Miih disse...

HAHAHA!Adorei, agora sou viciada também, junto com você, Rafael!

Postar um comentário

 
© 2009 | The Legendary World